Wednesday 9 August 2017

Planejamento Estratégico Estratégia


Planejamento estratégico: mapeie sua estratégia


Vendo o seu plano estratégico inteiro as relações e dependências podem ser difíceis, mas fazê-lo é necessário para se certificar de que sua empresa vê a imagem grande. Ao contrário dos planos financeiros, com demonstrações de resultados, balanços e demonstrações de fluxos de caixa, não existem elementos comuns ou uniformes para descrever o plano estratégico de uma empresa. Isso é onde um mapa de estratégia pode vir a calhar. Um mapa estratégico tem várias finalidades:


Avaliar e tornar visíveis as perspectivas, os objetivos estratégicos e os objetivos das organizações


Para visualizar as relações fundamentais entre cada objetivo


Para conectar a aprendizagem dos funcionários e os processos internos ao valor do cliente e aos objetivos financeiros


Um benefício de mapas de estratégia é que todo mundo do topo das fileiras para o fundo pode ver como ele se encaixa na empresa. Na verdade, você pode código de cores as metas diferentes pelo departamento thats responsável para mostrar como cada departamento se encaixa na direção geral. Veja a figura para um exemplo de um mapa de estratégia e como lê-lo e avaliar sua estratégia. Você está procurando ligações e interdependências. Se você tem um objetivo não suportado, ele não será alcançado. Você deve ser capaz de desenhar pelo menos uma seta, ou relação de causa e efeito, entre um objetivo e o próximo.


Olhe para a figura conforme você lê o exemplo a seguir. Esta empresa pode estabelecer a ligação entre lucros elevados e treinamento melhorado das vendas como segue:


Se melhorarmos nossas habilidades técnicas e de serviço, enviando nossa equipe para aulas de educação continuada pelo menos uma vez por ano, nossa equipe continua sendo altamente treinada.


Se as pessoas em nossa equipe são altamente treinados, eles se tornam solucionadores de problemas em vez de compradores de ordem.


Se eles são solucionadores de problemas, estavam aumentando o valor percebido para os serviços prestados regularmente acrescentando valor aos nossos clientes.


Se continuarmos a agregar valor aos serviços que fornecemos, a receita aumenta com a melhora das vendas.


Cada objetivo não precisa se conectar a qualquer outro objetivo. Mas você precisa se certificar de que cada objetivo está conectado a pelo menos uma outra meta. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar a eficiência geral, mas você não lista uma meta para gerenciamento de tempo ou treinamento de produtividade ou melhorar seu processo interno, você não vai aumentar a eficiência. Naturalmente, apenas indicar algo não significa que isso acontece.


Crie seu mapa estratégico em um pedaço de papel e notas adesivas primeiro e depois transfira as notas para um documento do Word, usando a barra de desenho ou um programa de layout gráfico. Use as seguintes etapas como um guia para criar seu mapa, mas não sinta que você tem que segui-las exatamente.


Escreva sua declaração de visão no topo da página.


Desenhe quatro retângulos horizontais, um para cada uma das quatro perspectivas de sua organização: financeiro, cliente, processos de negócios internos e aprendizado de funcionários empilhados uns sobre os outros sob sua visão.


Coloque seu objetivo estratégico de três anos na área superior de cada perspectiva que o objetivo está associado.


Espaço os objetivos para que você tenha espaço suficiente para a próxima etapa.


Coloque seus objetivos de um ano em notas adesivas individuais ou em círculos sob cada objetivo associado de três anos.


Certifique-se de que a meta de um ano apóia o objetivo de três anos que está abaixo. Se não, mova-o para onde ele se encaixa.


Depois que todos os objetivos estiverem em seu mapa, desenhe as setas entre as metas para indicar a relação de causa e efeito entre elas.


Uma ótima maneira de começar isso é olhar para o seu objetivo financeiro e perguntar o que faz com que a meta aconteça. Passe por este tipo de questionamento para cada objetivo, exceto na área de aprendizado do funcionário, porque tudo decorre de seus funcionários.


Dê uma olhada no seu mapa de estratégia para certificar-se de que todos os objetivos são suportados e que theyre todos integrados.


Parabéns! Agora você tem um mapa estratégico para sua organização.


Se você está trabalhando em um quadro branco, flip charts, e assim por diante, não se esqueça de tirar fotos de seu trabalho acabado. Você pode precisar deles mais tarde!

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